Manter o cliente satisfeito é uma das regras básicas para qualquer empresa que anseie pelo sucesso, não importando seu ramo ou segmento do mercado.
Nos dias de hoje, uma das maneiras de fazer isso é otimizando o atendimento, demandando o menor tempo possível do seu público. Por isso, separamos 3 dicas para a criação de um plano de ação para reduzir o TMA.
O lado bom disso tudo é que, por meio de uma melhor compreensão do seu conceito e com a implementação de uma série de medidas simples, é perfeitamente possível minimizar esse índice, elevando a credibilidade e as taxas de fidelização do seu negócio.
Continue sua leitura e descubra como fazer isso.
Afinal, o que é TMA?
Antes de mais nada, é preciso conhecer bem o conceito de TMA. A sigla, que quer dizer Tempo Médio de Atendimento, está relacionada com um relevante indicador de suporte, cuja função primordial é medir o tempo médio em que um atendente consegue solucionar a demanda de um cliente, usualmente por meio de um contato telefônico pelo call center.
Na prática, é uma métrica que mensura a eficiência e a performance da sua equipe, sobretudo em assegurar um alto padrão de satisfação em seus consumidores.
Em linhas gerais, podemos dizer que o ideal é que o TMA seja sempre o mais baixo possível, mas sem que isso afete a qualidade do atendimento prestado aos usuários.
Quais as dicas para criar um plano de ação para reduzir o TMA?
Conhecendo melhor o conceito de TMA, podemos aprofundar os nossos conhecimentos e, para isso, vamos oferecer algumas das melhores dicas para criar um plano de ação para reduzir o seu Tempo Médio de Atendimento. Acompanhe.
1. Mantenha um cadastro atualizado de clientes
Poucas coisas podem atrapalhar mais o Tempo Médio de Atendimento do que um cadastro obsoleto. Afinal, com isso, seu colaborador terá problemas em obter as informações necessárias para resolver o problema do usuário.
Sendo assim, mantenha os dados sempre atualizados, usando estratégias de e-mail marketing, campanhas por correspondência e assim por diante.
2. Invista em treinamento e capacitação de atendentes
Pouco adianta manter o cadastro atualizado se os seus atendentes não souberem como usar as informações, não é mesmo? Por isso, é imprescindível investir no treinamento e capacitação de funcionários, de forma que estejam em sintonia com as melhores práticas do mercado e consigam finalizar as chamadas sem a necessidade de ajuda de um supervisor.
3. Informe a equipe sobre eventuais ações de divulgação
Por fim, para criar um plano de ação para reduzir o TMA, é preciso entender que eventuais ações de divulgação e marketing precisam ser estrategicamente programadas e previamente comunicadas à equipe.
Com isso, os colaboradores podem se preparar para o aumento da demanda e, quando preciso, novos funcionários podem ser deslocados para o setor.
Pronto! Agora você já sabe como criar um plano de ação para reduzir o TMA. Não se esqueça de que todas as dicas possuem muito mais efetividade quando você conta com as ferramentas certas, como as soluções em tecnologia oferecidas pela Alctel.
Gostou de conhecer dicas para a criação de um plano de ação para reduzir o TMA? Quer contar com as melhores soluções do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!