Se é possível prever o futuro da comunicação no âmbito corporativo, especialmente no que se refere à interface entre clientes e empresas, tudo indica que haverá grande ampliação dos investimentos em tecnologias de videoatendimento nos próximos anos.
Você já utiliza esse incrível recurso para se comunicar com seus clientes? Neste post, vamos mostrar de que maneira o videoatendimento configura-se como uma forte tendência para o futuro da comunicação entre empresas e seu público. Acompanhe!
O conceito de videoatendimento
Para quem não está familiarizado ainda, essa tecnologia oferece o atendimento ao cliente por meio de chamadas de vídeo. Ao usá-la, empresas e e-commerces visam humanizar a relação com o consumidor.
Existem diversas situações, no atendimento, em que o cliente precisa falar com um funcionário ao vivo, seja para sanar dúvidas mais específicas, seja para obter informações pontuais sobre produtos e serviços. O videoatendimento responde perfeitamente a essa demanda.
A forma como se faz videoatendimento
O videoatendimento prescinde de certa padronização, entretanto, a intenção de empregar esse método para atender ao consumidor é, principalmente, a de tornar o processo mais orgânico e espontâneo.
Portanto, apesar de os roteiros de atendimento serem necessários, no videoatendimento, empresas buscam priorizar a qualidade da conversa com o consumidor. Nessa hora, o importante é demonstrar simpatia e jogo de cintura para atender bem.
Outro cuidado das empresas é que o cliente possa ver um ambiente limpo e leve, livre de interferências externas. No atendimento por vídeo, deve-se ter cuidado especial com a organização do cenário – que, normalmente, é composto apenas por um fundo neutro ou um banner da empresa – e o isolamento acústico do local. Desse modo, é possível evitar interrupções e ruídos. Todo esse apuro técnico indica, para o cliente, a qualidade do atendimento oferecido pela empresa.
Disponibilizar videoatendimento em nuvem, que possibilita a realização da chamada também por meio de dispositivos móveis, é uma boa estratégia para dinamizar a comunicação. Assim, apresenta-se um maior leque de opções de acesso ao serviço.
O papel do videoatendimento no futuro
Hoje em dia, os gadgets já são equipados com câmeras, microfones e receptores de rede suficientemente funcionais para darem o suporte ideal às chamadas de vídeo.
Assim, apesar de boa parte do videoatendimento ainda ser realizada por meio computadores, a tendência é que esse tipo de comunicação venha a ser majoritariamente feita em dispositivos mobile no futuro. Ou seja, será ainda mais descomplicado para o público ter acesso a essa tecnologia nos próximos anos.
Outro ponto positivo é o envio das chamadas em vídeo para a nuvem. Muitas empresas provedoras já estão oferecendo, aos seus clientes, alternativas baseadas em cloud computing, o que diminui a necessidade de investimento em infraestrutura interna. Essa tendência certamente crescerá, tornando o videoatendimento uma forma de contato mais fácil e barata.
E você, leitor, viu como investir em videoatendimento coloca sua empresa alinhada com o futuro da comunicação? Tem alguma experiência com essa tecnologia e quer compartilhá-la com a Alctel e os demais leitores? Então, não se esqueça de deixar seu comentário!