A evolução das comunicações é contínua e cada vez mais rápida. Nos dias atuais, não estamos mais presos exclusivamente ao telefone para interagir com pessoas e empresas. Porém, nas empresas é necessário manter o controle das informações e de custos para manter a estabilidade e segurança. Para tal, é necessário interligar todas as ferramentas por meio das redes convergentes.
Existe uma infinidade de ferramentas e aplicativos que tornam esse processo muito mais ágil e eficaz. Quer saber mais sobre o assunto e entender como as redes convergentes podem integrar o negócio e trazer maior vantagem competitiva? Veja os detalhes no artigo de hoje:
Afinal, o que são as redes convergentes?
Até pouco tempo atrás, as organizações contavam com redes distintas para cada meio de comunicação. As redes convergentes vieram justamente para unir imagens, voz e dados em uma única rede digital, que atua de forma integrada.
Dessa forma, o ambiente pode ser gerenciado com maior facilidade pelo gestor de TI, oferecendo maior controle sobre as atividades nos canais de comunicação e redução dos custos operacionais, além de permitir a criação de políticas de utilização dos recursos disponibilizados pela organização, garantindo o monitoramento e a qualidade das atividades.
No entanto, a utilização de soluções para redes convergentes vai além do ambiente organizacional. O sistema interligado não atende apenas ao ambiente interno, podendo ser ampliado para a comunicação com fornecedores, parceiros comerciais e outros stakeholders da empresa.
Quais são as principais vantagens das redes convergentes?
1. Maior agilidade na comunicação
Independentemente do canal utilizado, o sistema convergente oferece uma comunicação mais rápida e eficaz, por smartphone, internet corporativa ou telefone fixo. Isso proporciona uma maior interação entre gestores e colaboradores, que conseguem trabalhar e desenvolver projetos de forma mais rápida e com inteligência corporativa.
2. Redução de custos na manutenção de estrutura de TI
Como as redes convergentes tornam o sistema centralizado, as reuniões podem ser realizadas por áudio ou teleconferências. Com a redução de deslocamentos e a mobilidade que a tecnologia oferece, há uma redução de custos significativa com viagens e telefonia convencional, favorecendo ainda mais a comunicação digital.
Além disso, todas as interações são realizadas por meio de uma única solução de tecnologia, o que torna o processo de manutenção mais simples, gerando um custo inferior, se comparado ao sistema tradicional de múltiplas redes.
3. Centralização das informações
Em sistemas obsoletos, a equipe de TI fica com a responsabilidade de gerenciar as redes de telefonia e internet de forma separada, tornando essa tarefa mais complexa e lenta. Com as redes convergentes, isso não acontece, já que pessoas de diferentes departamentos e unidades da companhia conseguem trocar informações e desenvolver projetos com total sinergia por meio de uma única plataforma.
As redes convergentes trazem para as empresas benefícios significativos em relação ao setor financeiro e nas diversas funcionalidades que a tecnologia oferece. Contudo, é preciso que o gestor de TI faça um mapeamento das necessidades corporativas para eleger as funcionalidades e ferramentas mais adequadas para usufruir o máximo de seu potencial para o negócio.
Você gostou deste post sobre redes convergentes? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião ou as suas dúvidas sobre o tema!