O Cloud Computing (Computação em Nuvem) é uma tendência cada vez mais forte e crescente nas empresas. Agora, ao invés de investir em equipamentos caros, elas adotam o sistema na organização, o que torna todos os processos de TI automatizados e mais rápidos, pagando ao provedor apenas pelos serviços que utilizam. E esse é apenas um dos fatores que leva à redução de custos por meio da nuvem.
Você precisa reduzir os custos no seu negócio e quer utilizar a cloud? Então não deixe de ler esse artigo e veja como essa ferramenta pode enxugar os gastos corporativos:
1. Redução de custos com funcionários e infraestrutura de TI
Com a adoção da Cloud, os custos com equipamentos, servidores e data centers são os primeiros a sofrer um forte impacto. Os provedores que oferecem o serviço passam a dar suporte e cuidar de toda a infraestrutura, realizando a sua manutenção, alterações e adaptações à nuvem.
Portanto, a empresa não precisa mais ter uma equipe fixa especializada em TI, o que reduz o custo com funcionários, sem perder em nada na qualidade dos serviços.
2. A empresa paga apenas pelos serviços que utiliza
Quando uma organização usa os sistemas tradicionais, ela precisa investir em equipamentos e servidores, geradores e no-breaks (para o caso de uma queda de energia), link internet, além de arcar com os custos de manutenção de toda essa estrutura e com a contratação de um técnico especializado.
Ao adotar o cloud, essas despesas deixam de existir. A empresa que oferece os serviços na nuvem oferta um plano com os mais variados aplicativos e ferramentas que o seu negócio precisa. Depois que essas variáveis são definidas, a organização pagará uma mensalidade de acordo com os serviços utilizados, o que gera uma redução de custos significativa.
3. Expansão mais rápida e barata
Como os serviços da cloud são oferecidos de acordo com a necessidade da empresa, caso ocorra um aumento na sua demanda, a organização pode contar com uma maior oferta de serviços e de espaço para armazenamento, sem a necessidade de investir em infraestrutura, já que se trata de um ambiente virtualizado.
Assim, o seu negócio pode se expandir, sem a necessidade de grandes projetos de investimentos e expansão, o que evita o desperdício de recursos.
4. Integração de equipes e otimização de processos
Como o cloud trabalha em um ambiente virtual e seguro, cada vez que um processo ou projeto é modificado, o colaborador de outra equipe consegue saber quem foi o responsável pela alteração e pode, facilmente, conversar sobre os trabalhos, sem a necessidade de ir de um setor a outro, já que tudo pode ser resolvido por meio da plataforma da nuvem.
Tudo isso promove uma otimização de processos e dos trabalhos das equipes, que conseguem executar as suas atividades em menor tempo e com maior agilidade, o que reflete diretamente nos lucros da empresa e no crescimento do negócio.
Os mais diversos recursos da cloud computing têm como resultado o aumento de produtividade da empresa aliada a uma expressiva redução de custos, o que impacta positivamente a organização, que consegue trabalhar com uma ferramenta totalmente eficaz, sem entrar no vermelho.
Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite e veja as 4 tendências de Cloud Communication que você precisa acompanhar!