Existem muitas formas de atender um cliente, e uma delas é por meio de um robô de voz. Esse tipo de interação com os consumidores é capaz de trazer mais proximidade para quem busca resolver um problema ou até mesmo fazer uma compra. Além disso, trata-se de uma iniciativa capaz de reduzir o custo de um setor de atendimento ao liberar mão de obra para outras necessidades.
Este artigo mostra por que um robô pode ser tão vantajoso para uma organização. Ao ler o texto, você conhecerá o conceito mais a fundo e saberá como é seu funcionamento. Depois, verá quando um robô de voz pode ser utilizado e quais são os benefícios alcançados com essa iniciativa.
Preparado para a leitura? Então, siga em frente!
O que é um robô de voz?
Um robô de voz nada mais é do que uma refinada tecnologia capaz de fazer o atendimento a um cliente por meio do reconhecimento de sua fala. Ele substitui os atendimentos antigos feitos por meio de digitação de números no teclado. Esse tipo de atendimento fornece uma determinada quantidade de opções para os usuários que fazem a identificação teclando algum número.
Já o robô de voz utiliza uma tecnologia bem mais avançada, pois apenas pela fala do usuário as opções são compreendidas e o atendimento é conduzido de forma muito mais prática e ágil. Em termos técnicos, trata-se de uma URA da próxima geração, ou seja, uma unidade de resposta audível totalmente automatizada e eficaz no reconhecimento dos comandos de fala do cliente.
Como ele funciona?
O modo de funcionamento de um robô de voz é totalmente pautado em tecnologia de última geração. O coração de sua atuação está centrado em um motor de processamento da nossa linguagem, chamada de linguagem natural. Existem outros mecanismos que utilizam essa mesma tecnologia, como o Google Translate e filtros de spam localizados em caixas de e-mail.
Dessa forma, não há necessidade de nenhum tipo de intervenção humana durante o atendimento prestado ao usuário. Este, por sua vez, poderá entrar em contato com o sistema por meio de seu smartphone, do telefone fixo. A partir daí, o robô de voz entra em ação e conduz o atendimento da forma que o usuário precisar.
Em que casos um robô de voz pode ser utilizado?
Um robô de voz tem uma utilização muito ampla no atendimento ao cliente de uma empresa. Isso se dá porque é possível programar seu funcionamento para ocorrer durante todo tempo, inclusive de madrugada. Ou seja, trata-se de um serviço ininterrupto.
Sendo assim, quando uma empresa pretende oferecer a melhor experiência ao seu consumidor, ela poderá utilizar um robô de voz. Isso ocorre por conta dos valores necessários a esse tipo de experiência. Em geral, um consumidor se sente bem atendido quando há compreensão do que ele realmente quer.
Além disso, é preciso que exista um reconhecimento do estado de sua necessidade, se exige urgência ou não, por exemplo. Não obstante, é preciso haver sensibilidade no trato com qualquer tipo de demanda que surja por parte do cliente, além de ser praticada uma grande empatia. Apesar de alguns desses valores serem intrinsecamente humanos, um robô de voz consegue atuar com excelência.
Esses são pontos fundamentais que devem estar presentes nesse tipo de atendimento, pois isso mostra que, ainda que seja um processo automatizado, ele estará humanizado. Isso é importante para qualquer organização, pois afeta diretamente a qualidade do atendimento ao público. O valor percebido nesse momento reflete como a empresa é percebida no mercado em geral.
Quais são as principais vantagens de oferecer um atendimento por meio de um robô de voz?
Existem diversos benefícios que se podem alcançar aplicando um atendimento por meio de um robô de voz. A seguir, apresentamos alguns deles para incentivar você a adotar também essa excelente estratégia que tem grande custo-benefício. Acompanhe.
Proximidade com o cliente
Entre as formas automatizadas de atendimento ao cliente, o robô de voz se destaca. Isso acontece porque geralmente as pessoas preferem ouvir uma voz do que digitar em um teclado, por exemplo. Isso traz a sensação de que o contato com a empresa está sendo feito de forma muito mais direta.
Para conseguir esse feito, é necessário investir tempo em descobrir a forma mais comum usada pelas pessoas ao falar. Assim, as gravações podem se aproximar cada vez mais da linguagem natural e causar uma proximidade muito maior com o cliente.
Acessibilidade
Muitas vezes, esse importante ponto passa despercebido, mas isso não deveria acontecer. O robô de voz pode ser considerado uma forma inclusiva de atendimento, pois ele pode atender pessoas que eventualmente tenham alguma deficiência de comunicação.
Esse é o caso de quem não enxerga direito ou mesmo que não enxerga nada. Com o atendimento feito por um robô de voz, a pessoa que não enxerga pode ser atendida apenas por meio de sua voz, sem precisar digitar nada em um teclado que muitas vezes nem pode visualizar.
Melhora no desempenho
Como o robô de voz tem sua parte automatizada, os dados podem ser gravados para que seja feita uma análise posterior do desempenho do atendimento. Assim, as ações que resultaram em aspectos positivos podem ser potencializadas, enquanto aquelas que não agradaram podem ser reformadas ou mesmo descartadas. Isso pode melhorar ainda mais o atendimento via robô.
Economia de recursos
Também é possível ter ganhos financeiros expressivos por meio do uso de um robô de voz. Como eles são automatizados, conseguem fazer um número de atendimentos muito maior e em caráter full time. Isso desafoga o time de colaboradores para outras tarefas, fazendo com que a força de trabalho seja mais bem utilizada.
Utilizar um robô de voz no atendimento ao cliente é uma grande iniciativa, capaz de gerar ótimos resultados, desde a economia de recursos com um bom gerenciamento da mão de obra humana até a possibilidade de atender pessoas com algum tipo de deficiência de comunicação. Isso se reflete em uma melhor experiência para o usuário e, consequentemente, em uma melhor percepção da marca pelos consumidores em geral.
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