A tecnologia é uma das maiores aliadas das empresas na hora de melhorar a eficiência de suas operações. No entanto, assim como as soluções evoluem, os ciberataques aumentam, pondo em risco os dados confidenciais das companhias. É preciso investir em boas práticas de segurança da informação.
Temos, como exemplo dos perigos de brechas, o vazamento de informações acerca de clientes de uma grande empresa de varejo brasileira. Foram roubados dados de cerca de 2 milhões de consumidores.
Neste post, vamos mostrar algumas das principais tendências em cibersegurança para que sua empresa possa manter seus dados a salvo de criminosos e pessoas mal-intencionadas. Continue conosco e confira!
Ecossistemas digitais
Com o grande número de ferramentas e soluções adotados pelas empresas hoje, criaram-se verdadeiros ecossistemas digitais, o que mudou a maneira como se deve tratar a segurança da informação.
A tendência não é buscar a proteção de cada um dos ativos individualmente, como era comum no passado, mas sim realizar ações de segurança que visem proteger todo o ambiente, gerando confiabilidade e privacidade.
Segurança em nuvem
A computação em nuvem deixou de ser uma tecnologia do futuro para se tornar uma realidade acessível para muitas empresas. Com a migração de diversos sistemas para o cloud, a segurança tornou-se uma preocupação constante.
Existem diversas ferramentas de proteção no ambiente em nuvem, no entanto o cuidado deverá ser redobrado para as diretrizes e práticas seguidas pelas empresas para a implantação e manutenção de suas ferramentas cloud.
Inteligência artificial
A segurança da informação não diz respeito apenas à prevenção de ataques e vazamento de dados, é também fundamental para evitar indisponibilidade de serviços.
Os investimentos em inteligência artificial têm aumentado muito nos últimos anos e os sistemas autônomos são capazes de identificar e tratar falhas que podem comprometer uma operação. Além, é claro, de auxiliar na prevenção de ataques.
Shadow IT
O conceito de Shadow IT, traduzido livremente como TI Sombra, diz respeito a todos os ativos tecnológicos que, por alguma razão, não são inventariados junto ao setor de tecnologia da informação.
Com o aumento das estratégias de BYOD ─ Bring Your Own Device ─ como forma de aumentar a produtividade e mobilidade sem investir em equipamentos, o número de itens invisíveis para a TI também aumenta e dificulta o processo de manter a segurança. Sendo necessário criar bloqueios para qualquer ativo não inventariado.
Prevenção e contenção
Por muito tempo os profissionais têm trabalhado com a prevenção de ameaças, porém com o aumento da complexidade do ambiente de TI, torna-se visível a impossibilidade de prevenir todos os ataques.
Com essa nova mentalidade, os especialistas estão buscando melhorar suas habilidades em identificar e conter ameaças, evitando perdas e garantindo a continuidade e disponibilidade do negócio.
A segurança da informação vem passando por muitas transformações necessárias devido ao aumento exponencial dos ataques contra empresas. Com isso é necessário manter-se sempre atento às novidades do setor e a outras tendências que possam surgir.
Quer mais dicas de segurança para a sua empresa? Então leia o post que preparamos para ensinar a você como se proteger de um ataque DDoS!