Nos dias de hoje, as empresas estão repensando as maneiras para reduzir as chances de roubo de dados. A transformação digital trouxe muitos benefícios, mas é necessário ter cuidado para que informações pessoais e empresariais não se exponham a terceiros mal intencionados. A segurança de end-point, então, protege os equipamentos contra invasões.
Ao longo do artigo, você fica por dentro do conceito desse termo e entende o que é segurança de end-point. Além disso, explicamos por que ela cumpre papel tão importante para redução de custos, controle de ações, integração ágil etc. Ainda fornecemos detalhes acerca da aplicação para prevenção de ataques, monitoramento, escalabilidade etc.
Gostaria de saber mais a respeito da segurança de end-point e a sua importância para o universo corporativo? Continue a leitura do conteúdo!
Qual é o conceito de end-point?
End-point é um termo oriundo da língua inglesa, cuja tradução significa pontos de extremidade. No contexto da Tecnologia da Informação (TI), essa palavra pode ser aplicada de diversas formas.
Nos protocolos de comunicação, ela se refere aos terminais de conexão entre o cliente e uma Application Programming Interface (API), ou interface de programação de aplicações.
O que é segurança de end-point?
A segurança de end-point está relacionada à proteção de dispositivos conectados em terminal de rede. Ela é útil para proteger tablets, computadores e smartphones que podem ser ligados em redes internas ou externas. Trata-se de garantir que os serviços ficarão seguros contra ataques cibernéticos.
Tudo depende da atualização dos sistemas com as versões mais atuais de programas operacionais e softwares de proteção, mantendo a rede corporativa segura. Por outro lado, é necessário evitar que colaboradores exponham os dados das empresas a partir de celulares que não passam por controles de segurança.
A segurança de end-point se baseia em um software desenvolvido especificamente para a arquitetura de determinado servidor, que é instalado na central da empresa. Em geral, um único computador gerencia a rede e monitora os dispositivos que a acessam. Estes, por sua vez, somente podem ter acesso pelo software do cliente, que faz a sua autenticação com o servidor.
Por que ela é tão importante?
A importância da segurança de end-point diz respeito à sua natureza, já que o objetivo é preservar a conexão de dispositivos em uma determinada área.
Ela impede a existência de brechas que possibilitam ataques potenciais, figurando como um recurso capaz de impedir a invasão por criminosos. O método cobre as entradas e não permite a existência de ameaças.
Quais são as vantagens da segurança de end-point?
Os perigos atuais envolvem malwares de criptografia que dificilmente são detectados por antivírus e outras ferramentas mais antigas.
Em decorrência disso, os firewalls modificaram suas estratégias e passaram a ser desenvolvidos com a finalidade de filtrar o tráfego interno. Assim, as soluções de segurança de end-point oferecem proteções adicionais.
Redução de custos
O sistema de segurança de end-point tem custo reduzido em comparação aos demais componentes que precisam ser comprados separadamente para oferecer garantia de proteção a dispositivos conectados à rede.
Nesse caso, é necessário fazer uma única compra da solução que disponibiliza um software de servidor e outro voltado à instalação.
Controle de ações
A solução deve ser instalada e o servidor central configurado para garantir a segurança da rede. Os outros dispositivos só acessam a rede se for realizada a instalação interna do software de cliente.
A segurança de end-point controla, faz o bloqueio das ações indesejadas e impede invasões oriundas de descuidos que deixam o sistema vulnerável.
Integração ágil
Esse sistema de segurança de end-point é um produto único, que facilita a integração com novas tecnologias e permite a criação de diferentes soluções. Em virtude disso, inovações podem ser adicionadas ao sistema com bastante agilidade. Empresas acessam as atualizações de forma unificada e segura para os seus dispositivos.
O gerenciamento da rede é centralizado pelo end-point, sistema gerenciador de segurança remoto. A administração passa a ser centralizada, de modo que o gerente de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) se torna o administrador do servidor. Esse profissional pode conceder e revogar permissões de uso, obter relatórios, monitorar a rede etc.
Como é a aplicação da segurança de end-point?
A aplicação de segurança de end-point está sendo feita por empresas que necessitam de abordagem em camada para proteger os seus terminais.
Elas avaliam as vulnerabilidades e projetam soluções que aproveitam as tecnologias eficazes na eliminação de ameaças. Veja, a seguir, detalhes importantes desse tipo de sistema implementado nas organizações.
Prevenção de ataques
A segurança de end-point conta com recursos que previnem os dispositivos contra ataques cibernéticos. A prevenção é a primeira tática de defesa, sendo que o bloqueio de malwares acontece em tempo real e no ponto de entrada.
A solução tem inteligência global para superar ameaças recentes e faz análise dinâmica e estática das suspeitas, além de detectar vírus de criptografia.
Monitoramento
A proteção é proativa, localiza e corrige vulnerabilidades, verifica e bloqueia executáveis suspeitos e impede que eles se transformem em verdadeiros problemas. O monitoramento dos arquivos ocorre de maneira contínua nos end-points para evitar ataques cibernéticos, malwares e ransomwares.
O sistema registra o histórico das atividades, detecta comportamentos maliciosos e estabelece compromissos do princípio ao fim.
Escalabilidade
O sistema de cibersegurança mostra o local de surgimento do malware, para onde ele se dirigiu e o que está executando. Além do mais, possui capacidade para atender grandes empresas com um número elevado de usuários. Os recursos têm escalabilidade para cumprir demandas de organizações em crescimento, pois são modelos escaláveis.
A resposta do sistema de segurança é simples, abrangente, rápida e automatizada. A ferramenta reduz a complexidade do gerenciamento da rede, acelera investigações e pesquisa com destreza as ameaças. As soluções também controlam o que é feito pelos aplicativos e protegem os end-points de forma eficaz.
Entendeu o que é segurança de end-point? Esperamos que este mini-guia tenha tirado algumas das suas dúvidas sobre o assunto! Para escolher um bom fornecedor, você precisa considerar uma empresa que tenha pelo menos 20 anos de atuação no fornecimento de tecnologia para grandes corporações — caso da Alctel.
Achou o tema interessante, mas ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco agora mesmo?