Normalmente, a prestação de serviços é associada ao fator humano, e acredita-se que treinamentos, ações motivadoras e planos de reconhecimento são o bastante para atingir a excelência. Entretanto, a tecnologia na prestação de serviço é outra aliada das empresas que se orientam para obter resultados acima da média.
A tecnologia se desenvolveu ao ponto de disponibilizar diversas soluções para as mais variadas necessidades — o que inclui a de favorecer a organização no ambiente de trabalho. Da mesma forma, já existem ferramentas que beneficiam o aumento da produção bem como o atendimento de empresas de diversas áreas.
Para que você fique por dentro das principais ferramentas de soluções tecnológicas, vamos abordá-las neste post e citar como elas podem auxiliar na prestação de serviço. Confira!
URA
A URA (Unidade de Resposta Audível), nada mais é que um microcomputador comum, ao qual se agrega um hardware específico para executar tarefas de telefonia, tais como atender, discar, falar, reconhecer dígitos e desligar.
No atendimento eletrônico proporcionado pela URA, o cliente navega e encontra facilmente o que quer fazer ou obter a informação que precisa e, por isso, não é necessário falar com um atendente.
Se você enviou uma encomenda e quer saber o status do envio por exemplo, uma URA eficiente passaria essa informação a você de maneira rápida e simples.
Chatbots
São programas de computador que executam o que é programado e se assemelham a uma conversa humana. Dessa maneira, é possível alcançar a automatização de tarefas repetitivas e burocráticas, fato que deixa os funcionários com tempo livre para resolver problemas mais complexos.
Assim, essa tecnologia na prestação de serviço pode ser utilizada para vender, esclarecer dúvidas sobre produtos e conseguir informações — algo valioso nos dias de hoje. Ainda sobre os benefícios dos chatbots, é possível destacar a disponibilidade 24 horas por dia nos sete dias por semana, múltiplos canais de atendimento e automatização dos processos.
Videoconferência
A partir do momento em que a videoconferência coloca em contato duas ou mais pessoas separadas geograficamente por meio de um sistema de áudio e vídeo, é possível melhorar a produtividade e eficiência das suas reuniões.
Dessa maneira, a empresa que faz uso dessa tecnologia reduz custos com deslocamentos, aumenta a agilidade do fluxo de informação, reforça a comunicação e agiliza a tomada de decisões. O mercado financeiro, por exemplo, já utiliza a videoconferência como solução em atendimento para melhorar a experiência do cliente.
Computação na nuvem
A computação na nuvem conta com um excelente mecanismo de busca, interface intuitiva e é fácil de manejar. Acima de tudo, armazena dados em nuvens e os arquivos podem ser dos mais variados tamanhos e formatos. Para tanto, basta logar no serviço por meio de senha e salvar o que você precisar por lá.
Quando pensamos em nuvem, surge a preocupação dos dados e informações da empresa estarem flutuando por aí, mas não é isso o que significa essa tecnologia. A verdade é que as instalações gigantes espalhadas pelo mundo oferecem toda segurança necessária para evitar perdas, danos ou interrupções de acesso.
Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial é uma parte da informática que cria máquinas inteligentes e, nos dias de hoje, se tornou parte essencial da área de tecnologia. Nesse sentido, computadores são programados para determinados traços, tais como raciocínio, conhecimento, solução de problemas, percepção, aprendizagem, planejamento e até mesmo capacidade de manipular e mover objetos.
Pode até assustar, se pararmos para pensar que a inteligência artificial já substitui os humanos em atividades como dirigir, por exemplo. Contudo, essa realidade não só simplifica as atividades do dia a dia das pessoas, como também previne falhas, uma vez que as máquinas também usam dados para decisões estratégicas.
O uso de todas essas ferramentas de tecnologia na prestação de serviço pode e deve ser integrado por meio do atendimento Omnichannel, que promove a comunicação unificada. Isso porque é notório o quanto o mundo demanda por soluções que passem pelas inovações tecnológicas e, se sua empresa não as acompanha, certamente perderá mercado.
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