Quantos dos recursos tecnológicos que você utilizou hoje existiam 15 anos atrás? Para falar de tecnologia no varejo, precisamos começar avaliando a mudança da nossa relação com o universo digital. Em 2004, por exemplo, o iPod ainda passava por aperfeiçoamento, e a Apple não tinha planos de ingressar no mercado de telefones.
Atualmente bastam alguns cliques para seu iPhone virar ferramenta de compra de qualquer coisa, até mesmo em uma loja do outro lado do mundo. Isso causou grande impacto no modo de fazer negócio por parte dos varejistas, dentro e fora do ambiente virtual.
Quer explorar como a tecnologia passou a integrar a rotina do varejo e entender quais recursos podem ajudar sua empresa a obter melhores resultados? Continue a leitura!
Qual o papel da tecnologia no varejo?
Se há 15 anos comprar pela internet ainda não era um hábito do brasileiro, muita coisa mudou. Hoje em dia, pelo menos seis entre cada 10 usuários da web no Brasil realizam compras via sites e aplicativos.
Pelo menos 50 milhões de pessoas consomem sem sair de casa. Para elas, as necessidades de consumo são bem diferentes das imaginadas pelos principais varejistas ao abrirem seus negócios. Portanto, foi preciso mudar o modus operandi das organizações para evidenciar a adaptação pela qual o varejo tradicional deve passar.
As lojas que saíram na frente nesse quesito já começaram a entender algo importante: a tecnologia é parceira para criar experiências de compra mais ricas, trazendo o consumidor para a loja física.
Do planejamento à execução, sistemas digitalizados têm sido o grande trunfo para que lojistas consigam manter níveis satisfatórios de relacionamento com seus clientes e de conversões dentro da loja. Entretanto, ainda existem vários negócios que passam longe do ideal quando o tema é a implementação de tecnologia no varejo.
Que tecnologias estão mudando a realidade do varejo?
Compreendeu a relação entre tecnologia e varejo? Confira então alguns dos recursos que viraram tendência no setor e podem ajudar seu negócio a alcançar melhores resultados!
Videoconferência
Os recursos de videoconferência ganharam bastante popularidade. Eles permitem que times remotos se conectem e trabalhem lado a lado, acrescentando eficiência a reuniões à distância.
Agora as empresas podem contratar Videoconference as a Service, uma tecnologia de baixo custo e com fácil implementação.
Acesso via múltiplos dispositivos (desktops, notebooks, smartphones, tablets etc) e integração com soluções manufaturadas por outros fabricantes são alguns dos destaques desse tipo de tecnologia no varejo. A conexão com outros fornecedores fica mais fácil, e parceiros atendem o público de maneira cada vez melhor.
NFC
Você já ouviu falar em NFC? Near Field Communication, ou comunicação por aproximação, é o recurso que permite que clientes paguem suas contas sem sequer tirar o cartão do bolso.
Serviços como o Apple Pay e o Samsung Pay são baseados nessa tecnologia, mas há também anéis, pulseiras, smartphones e relógios capazes de processar pagamentos apenas ao entrar em contato com a “maquininha” de cartão.
Essa inovação tem tomado de assalto às lojas ao redor do país e, hoje, cerca de 60% dos sistemas POS do Brasil já contam com o recurso. Sua empresa já o utiliza para processar pagamentos? Deveria!
A migração dos clientes para esse tipo de pagamento caminha a passos largos e é uma tendência forte para os próximos anos.
Voz
Soluções inovadoras de contact center estão em alta. Embora tenha subido o número de acessos às redes sociais e a confiança do cliente ao interagir com marcas por esses canais, as plataformas de voz ainda exercem papel importante no relacionamento que a empresa desenvolve com seus consumidores.
Felizmente, os recursos disponíveis para os gestores são bastante avançados. De tecnologias de gravação para o registro de transações ao uso da Inteligência Artificial para customizar o atendimento ao cliente oferecido pelo telefone, muitos avanços aconteceram nos últimos anos.
No varejo, o atendimento por telefone figura como canal mais seguro para que o cliente entre em contato com dúvidas e solicitações. Nesse sentido, investir em uma solução que dê segurança para realizar os atendimentos é fundamental.
Beacons
Cada vez mais proeminentes no varejo, os beacons chegaram com tudo. Assim como o NFC, eles funcionam por aproximação, com a diferença de utilizarem o bluetooth como conexão padrão.
Os beacons fazem parte da Internet das Coisas e são usados para algo totalmente oposto ao pagamento de contas. Com essa ferramenta, o consumidor aproxima o telefone de uma vitrine e recebe detalhes a respeito dos produtos expostos, além de vários outros tipos de comunicação imediata.
Ao transitar por determinado ambiente, um usuário conectado por beacon pode, por exemplo, conferir atualizações de promoções em áreas específicas da loja e ser “chamado” a conhecer novos produtos, levando para casa mais do que imaginava quando entrou na loja.
Pelas características peculiares e inovadoras, os beacons figuram como um excelente recurso de marketing e já são empregados em diversas lojas no Brasil.
Como implantar corretamente a tecnologia no varejo?
Quer ver recursos tecnológicos como os citados no texto funcionando a favor da sua empresa? Pois a tarefa não é tão fácil quanto você pode pensar.
Embora os departamentos de TI das organizações estejam equipados para ajudá-las com demandas do dia a dia, como a atualização de um sistema, eles ainda não têm capacidade para tomar todas as decisões.
Ao longo do cotidiano, não sobra tempo para estudar o que há de mais moderno no mercado e possa ser implementado na loja. Quando isso se repete por longos períodos, marcas podem ficar para trás.
É aí que as corporações devem fazer uma escolha importante: terceirizar ou não? Trabalhar junto com uma equipe que se dedica a encontrar os recursos certos para alavancar os resultados de um negócio traz muitos benefícios.
São empresas como a Alctel que ajudam marcas como a sua a implementar recursos de tecnologia no varejo para alavancar o futuro. Se todas as vantagens mencionadas até aqui estão entre os objetivos estratégicos do seu negócio, não perca tempo!
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas sobre o assunto e conheça as soluções que temos a oferecer para o seu empreendimento!