Já pensou em como a tecnologia para hospitais favorece o atendimento ao paciente, aumenta a satisfação e coloca a sua empresa a frente da concorrência?
O uso de recursos inovadores, como os prontuários eletrônicos, aumenta a proteção dos dados e garante acesso constante às informações dos visitantes para que eles tenham a melhor experiência possível no ambiente hospitalar.
Mas essa não é a única tecnologia que está fazendo com que o atendimento em centros de saúde seja cada vez melhor.
Neste artigo, vamos falar sobre ferramentas de gestão que melhoram a comunicação entre médicos, equipe e pacientes e qual é o impacto delas no atendimento dos hospitais. Pronto para aprender?
Qual o papel da tecnologia na gestão hospitalar?
Os hospitais oferecem serviços essenciais à população e podem fazer isso ainda melhor com ajuda da tecnologia.
É isso que grandes hospitais ao redor do mundo vem percebendo, tanto na oferta de tratamentos preventivos quanto de paliativos.
Quanto mais esses espaços investem em recursos de ponta para lidar com o atendimento ao paciente, mais competitivos se tornam e melhor é a qualidade dos serviços que conseguem entregar aos visitantes.
A necessidade de inovação na gestão hospitalar tem feito com que os profissionais desse setor passem a enxergar a tecnologia de uma maneira diferente.
Hoje, ela é vista não só como uma ferramenta para ajudar no tratamento dos pacientes, mas também como um recurso para fazer com que eles se sintam melhor atendidos.
O que há de novo nos hospitais?
Atualmente, a transformação digital permite que sejam entregues experiências personalizadas dentro e fora dos hospitais e isso é positivo porque é algo que o público passou a esperar ao interagir com marcas.
Apostar em tecnologias que já utilizamos no dia a dia, como os smartphones, para otimizar o relacionamento entre paciente e hospital é uma das principais tendências para os próximos anos.
Ferramentas inovadoras como essas estão mudando a maneira como o atendimento é feito nos hospitais e como os pacientes veem a relação com os profissionais da saúde.
Mais acesso às informações, precisão nos dados que orientam a tomada de decisões dos médicos, enfermeiras e atendentes e menos atritos podem ser esperados com a utilização de tecnologia na gestão hospitalar.
Recursos de ponta estão servindo tanto para simplificar a execução de tarefas simples, como o agendamento de uma consulta, quanto para oferecer resultados melhores ao longo dos tratamentos.
É por esse motivo que a tecnologia deve ser uma preocupação do seu hospital para que ele se mantenha competitivo e atraente.
Que tecnologias serão tendência nos próximos anos?
Algumas das tecnologias que já estão bastante integradas ao atendimento de hospitais, como as ferramentas automatizadas de marcação de consultas, só foram possibilitadas pela tecnologia há pouco tempo.
Outras, como a telemedicina, ainda estão em desenvolvimento para que possam atender plenamente à população em um futuro próximo.
Nos tópicos a seguir, conheça alguns desses recursos tecnológicos, como funcionam e quais benefícios trazem para o atendimento aos pacientes. Acompanhe!
Telemedicina e mHealth
Já ouviu falar em telemedicina? O recurso consiste na oferta de atendimento à distância para pacientes que não podem se locomover até os grandes centros para buscar o auxílio médico.
Desenvolvida para colocar especialistas em contato com comunidades rurais ou isoladas, a telemedicina permite que sejam realizadas consultas em vídeo, o que reduz o custo da assistência média e aumenta a comodidade do atendimento para os pacientes.
Outros recursos móveis, como o mHealth, cumprem um papel semelhante permitindo que profissionais de saúde acessem e enviem informações de onde estiverem.
Conectados à rede, médicos, enfermeiras e outros prestadores de serviço conseguem solicitar ou emitir documentos para procedimentos remotamente, reduzindo o tempo das consultas.
Registro ou histórico eletrônico de pacientes
Uma das tecnologias que está transformando o relacionamento entre pacientes e hospital é o registro ou histórico eletrônico de pacientes.
Ele é útil especialmente em situações emergenciais, nas quais o visitante não tem condições de relatar seu histórico de saúde, alergias e outras informações que podem influenciar tanto no tratamento quanto no diagnóstico.
O histórico eletrônico armazena todas as informações referentes aos atendimentos anteriores e permite que os membros da equipe consigam realizar os procedimentos mais adequados em qualquer situação.
Ferramentas de marcação de consultas automáticas
Atualmente, conseguimos fazer qualquer coisa com nossos smartphones sem precisar realizar uma ligação.
De fato, telefonar passou a ser o que menos fazemos com esses aparelhos e são os aplicativos para os quais recorremos na hora de pedir uma pizza ou de chamar um táxi.
Seguindo essa tendência, apps tornaram-se fundamentais para o atendimento hospitalar, facilitando uma das tarefas mais comuns dentro da logística dos hospitais: o agendamento de consultas.
Capazes de reservar horários e de confirmar consultas utilizando apenas alguns cliques, os aplicativos móveis e outras ferramentas de agendamento — como sites voltados para essa atividade — são parte dos recursos de atendimento tecnológico que estão mudando a maneira como pacientes e hospitais interagem.
Qual o impacto da tecnologia para hospitais no relacionamento com o paciente?
Segundo a empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company, os pacientes esperam que instituições de saúde possam oferecer um bom atendimento, atendam as suas expectativas de serviço e tornem suas vidas mais fáceis.
Com o auxílio da tecnologia para hospitais, tudo isso pode ser feito de um maneira muito mais eficiente e com melhor custo-benefício para ambas as partes.
A automação, a integração de dados e a aposta em recursos como a telemedicina e o mHealth são maneiras de reduzir a distância entre profissionais de saúde e pacientes, além de melhorar o relacionamento entre eles. Afinal, o resultado dos tratamentos de saúde depende disso.
O acompanhamento médico é muito melhor quando não há problemas de comunicação entre as partes e existe acesso amplo à informação.
O uso de tecnologia dentro dos hospitais é uma tendência muito forte porque possibilita que esses ambientes tenham maior qualidade na entrega dos seus serviços e possam atender as demandas dos pacientes com mais agilidade, precisão e eficiência.
Um relacionamento mais forte e satisfatório é muito importante para a fidelização dos visitantes e o aumento da competitividade e das receitas da instituição.
Gostou de conhecer melhor como a tecnologia para hospitais está mudando a maneira como eles executam o atendimento ao paciente?
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