A telemedicina, ou o atendimento médico remoto por videoconferência, já é uma realidade para os brasileiros. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o uso dessa tecnologia foi acelerado. Seja para buscar uma receita com o médico ou obter um diagnóstico completo, a telemedicina acabou entrando nas nossas vidas meio que de modo um pouco improvisado.
Mesmo antes disso, porém, a tecnologia a partir de recursos para viabilizar a implantação do atendimento remoto de especialidades já representava uma tendência. Conheça então, ao longo do artigo, quais são os principais desafios da telemedicina e como superá-los para uma implantação tranquila!
1. Promover a integração com os sistemas usados pelo consultório
É provável que o seu consultório utilize pelo menos um sistema para manter os dados de clientes acessíveis a todos os médicos. Nessa plataforma constam, por exemplo, nome e sobrenome, além de outros dados pessoais importantes, bem como restrições e indicações de como lidar com um paciente — em caso de alergias ou tratamentos que já foram testados, mas descontinuados por falta de resposta.
Um dos principais desafios para a telemedicina é garantir que esses registros serão bem-usados pela ferramenta, ficando integrados à plataforma de videoconferência e disponíveis para consulta durante atendimentos e procedimentos. Afinal, caso contrário, o seu consultório perde bastante eficiência tentando aferir novamente respostas que o cliente já ofereceu.
Por isso, é fundamental escolher um parceiro de negócios que saiba implantar a solução integrando-a a recursos já existentes. Isso será importante também para que as consultas feitas por telemedicina sejam registradas adequadamente e a documentação de clientes receba atualização constante visando contatos futuros.
2. Comunicar a existência do serviço
Outro desafio peculiar da telemedicina consiste em esclarecer aos pacientes a respeito da existência do serviço. Por se tratar de uma novidade, o uso da palavra “telemedicina”, por exemplo, pode informar menos do que você imagina.
Uma campanha de comunicação bem feita é o suficiente para contornar esse problema. Ela deve atingir, em especial, aqueles que já são pacientes do seu consultório para, apenas em um segundo momento, focar na captação de novos clientes.
3. Adaptar equipe e pacientes para o atendimento remoto
Como acontece com qualquer nova tecnologia, há um período de adaptação para que todos os envolvidos aprendam a lidar com o recurso. Facilitá-lo é o seu papel para que a implantação da telemedicina corra bem no consultório.
Os colaboradores precisam receber o treinamento adequado para usar a ferramenta da melhor maneira possível. Isso pode ser arranjado com o parceiro de videoconferência da sua empresa ou feito internamente.
Pacientes também devem ter um canal com o qual se comunicar para tirar dúvidas sobre o funcionamento da solução. Tudo isso faz com que a implementação seja menos desafiadora.
4. Garantir a privacidade e segurança na transmissão de dados
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, segurança e privacidade nunca foram assuntos tão discutidos. Transmitir informações críticas como as que circulam nos sistemas de telemedicina — histórico do paciente, dados pessoais e sintomas que ele está sentindo, como apenas alguns exemplos — com segurança é outro dos papéis da plataforma.
Por isso é tão importante para a sua empresa que a implantação aconteça com a liderança de profissionais especializados no assunto. Eles terão todo o cuidado de adaptar a infraestrutura de TI do seu negócio, bem como os firewalls, antivírus e proteções digitais utilizadas, evitando a interceptação de dados e a invasão de sistemas.
5. Atender e diagnosticar adequadamente os pacientes
Um ponto primordial a notar é que, embora a telemedicina torne acessíveis procedimentos e práticas difíceis de se fazer remotamente, ela não garante uma boa prestação de serviços por si só. Os profissionais precisam aprender uma nova maneira de atender e diagnosticar os pacientes, o que representa um tremendo desafio.
Entre os principais motivos pelos quais doutores ao redor do mundo não utilizam telemedicina, figura a dificuldade de adaptação a esse tipo de atendimento. Porém, o que especialistas no assunto como o Dr. Scott Orava afirmam é que, apesar de exames físicos serem fundamentais para o atendimento médico personalizado, quando há um relacionamento estabelecido entre médico e paciente eles não são a única ferramenta de diagnóstico.
Adaptar a sua prática para essa nova realidade fará dela mais competitiva e preparada para o futuro, em que a telemedicina tende a ocupar um papel cada vez mais importante nos consultórios.
6. Encontrar soluções eficientes de videoconferência
Encontrar uma solução de videoconferência que funcione para o seu consultório também pode ser um desafio. A Alctel é especializada no assunto e entrega recursos que garantem que as videoconferências e a telemedicina no seu consultório funcionarão de maneira simples, natural e universal, como o envio de uma mensagem de texto.
Nossa alternativa opera sem depender da rede utilizada, bem como entre múltiplos dispositivos. Além disso, oferece Videoconferência As A Service por baixo custo, utilizando servidores em nuvem para escalar o seu atendimento sem escalar drasticamente os custos.
Conhecer bem a sua solução de videoconferência o ajudará tanto a realizar atendimentos melhores quanto a garantir que os serviços estarão a par de outras tecnologias de vídeo empregadas pelos seus clientes, com baixa curva de aprendizagem e rápida implementação.
Superar os desafios da telemedicina faz toda a diferença na maneira como a sua clínica aplica o recurso para se aproximar de clientes e manter o atendimento durante períodos críticos, como a pandemia do novo coronavírus. Afinal, nem só de desafios é feita essa tecnologia.
A telemedicina promete várias vantagens para os atendimentos, como:
- mais acesso a serviços médicos;
- maior qualidade de vida para os pacientes atendidos remotamente;
- redução de visitas desnecessárias ao Pronto Atendimento;
- diminuição de custos na oferta de serviços médicos;
- acesso a especialistas;
- pelo menos 38% menos admissões a clínicas e hospitais;
- aumento de engajamento e satisfação da parte dos pacientes atendidos pelo recurso.
Gostou de conhecer melhor o recurso e quer começar a implantar a telemedicina de maneira inteligente, rápida e segura no seu consultório ou clínica? Fale agora mesmo com um dos especialistas da Alctel e descubra como podemos ajudar!