A pressão por resultados em cima da equipe de TI é enorme. Com novas tecnologias surgindo todos os dias, os gestores cobram cada vez mais eficiência de seus colaboradores. Monitorar o tráfego de rede representa uma maneira de evitar problemas e manter os serviços sempre aptos.
Um gerenciamento de rede bem realizado propicia um melhor uso dos recursos de TI da empresa, entregando o retorno esperado dos investimentos em tecnologia empreendidos pela companhia.
A busca pela otimização dos processos do setor é fundamental para tornar a empresa mais efetiva, tornando-a um ativo preparado e mais competitivo diante do mercado. Sabendo dos desafios atuais, investir nesse tipo de melhoria consiste em prática muito importante e que deve ser, inclusive, contínua.
No post a seguir, você confere cinco formas de promover um monitoramento de rede de alto nível. Siga conosco e leia!
Saiba quais são as vantagens do monitoramento do tráfego de rede
A otimização do tráfego de rede obtida pelo monitoramento e pela alocação inteligente de recursos gera alguns itens desejados por várias empresas. Afinal de contas, hoje uma operação de maior qualidade permite ganhos de resultados gerais.
Veja alguns dos principais benefícios oriundos desse tipo de estratégia.
Segurança para a rede
Não é uma surpresa para ninguém que estamos expostos a diversos ataques de sistema. Os hackers, como são popularmente conhecidos, procuram identificar fragilidades dentro de um sistema de rede para, assim, invadir a empresa e roubar seus dados.
É essencial fazer um acompanhamento constante, garantindo o máximo de segurança em TI ao alcance. A rede deve ser operacionalizada com total proteção.
Maior controle do uso de dados
Ao contratar planos de rede, define-se uma quantidade específica de dados que podem ser utilizados. O acompanhamento do tráfego de rede permite entender se o consumo está sendo feito de modo consciente, ou seja, não se chega ao máximo do pacote.
No momento em que esse limite é alcançado, a rede fica limitada ao seu uso, além de exigir a contratação extra de dados. Outro fator ligado a esse controle: ao longo do tempo a velocidade tende a cair, impactando diretamente a produção das atividades dos profissionais que dependem da internet.
Eficiência de recursos
Quando passamos por determinado problema na conexão, nem sempre é uma tarefa simples identificar a origem. A partir de um bom software para monitorar o tráfego de rede, fica mais fácil de encontrar o problema e até mesmo de prever alguma falha dentro dos recursos.
Além disso, o controle contínuo de recursos permite à equipe de TI assegurar o nível de qualidade e performance das rotinas. Isto inclui acessos ao sistema, softwares remotos e inclusive troca de informações.
Tranquilidade para a equipe
Em suma, o controle das operações de uma empresa pode ser gerado a partir desse acompanhamento. Para as equipes de trabalho, também se nota melhora na sua produtividade, uma vez que não existem — ou caem consideravelmente — períodos de ociosidade e downtime.
Com isso, diferentes departamentos sabem que conseguem executar suas tarefas tranquilamente, sem serem afetados pela qualidade da rede.
Redução de custos de TI
Sem sombra de dúvidas, um dos principais pontos que consideramos com o monitoramento do tráfego de rede é a redução de custos. A maior previsibilidade e identificação de falhas permite ganhos de eficácia nas decisões, diminuindo despesas de manutenção, por exemplo.
Ainda se pode identificar uma realocação desses gastos, que passam a estar disponíveis para investimentos em outras tecnologias. Elas tornam possível a otimização de outros processos da empresa.
Ao listarmos esses benefícios, alcançados com o acompanhamento da rede, fica fácil entender por que é tão importante realizá-lo.
Conheça 5 formas de fazer o monitoramento do tráfego de rede
Existem diferentes modos de promover o monitoramento do tráfego da rede corporativa de uma companhia, a depender do objetivo. Vamos explicar cada um deles na sequência do post, portanto confira.
1. Gráfico de utilização
Por meio da ferramenta, é possível verificar o percentual da banda utilizado e realizar um controle das operações. Ao monitorar o incoming traffic e o outcoming traffic, pode ser efetuado um controle com o objetivo de diminuir a lentidão ou interrupções na transmissão de dados.
O monitoramento ocorre em tempo real, dando ao utilizador uma noção do que está acontecendo na rede naquele instante.
2. Gráfico de ICMP
Neste gráfico é apontada basicamente a vigilância sobre os locais onde aparecem perdas de pacotes.
Após a identificação dos gargalos, a correção está ao alcance de maneira bastante fácil. O gráfico de ICMP monitora todos os pacotes transmitidos, evidenciando desvios indesejáveis.
3. Gráfico de disponibilidade
Por meio deste gráfico, você monitora os tempos de inatividade que ocorreram na infraestrutura de rede da empresa.
Precisar quando e onde as instabilidades foram notadas pode representar o princípio para encontrar qualquer falha na rede ou problemas externos que ocasionam inconsistências no circuito.
A verificação da atuação do seu provedor de internet, ou seja, se ele está cumprindo com a demanda especificada em contrato firmado, também é uma informação entregue por essa ferramenta.
4. Monitoramento do firewall
Consumos irregulares podem ser comuns em muitas empresas, e isso é capaz de reduzir a banda original destinada a questões corporativas. O uso não autorizado causa instabilidades na rede e até se transforma em uma porta de entrada para que vírus se instalem nas máquinas.
Monitorando seu firewall, é possível rastrear a origem do consumo indevido, otimizando o trabalho da equipe e economizando tempo.
5. Gráfico de PRTG
Por fim, mas não menos importante, outro tipo de monitoramento é o PRTG. Seu foco consiste em identificar falhas, suas origens e possíveis travamentos no sistema. A eficácia desse acompanhamento está ligada ao relatório, que já sugere as possíveis soluções para cada um dos cenários.
A rede corporativa de uma empresa é como as veias, que bombeiam informação e fazem todos os membros trabalharem corretamente. Estar sempre atento ao que acontece na rede cumpre papel essencial para evitar problemas e prejuízos decorrentes de instabilidades.
Considerando todas as formas e métricas de acompanhamento de tráfego de rede, outro passo importante consiste em investir nas melhores tomadas de decisão. Um gestor de TI que conta com esses monitoramentos tem total capacidade de recorrer às melhores soluções demandadas pela rede.
E aí, conseguiu entender melhor a importância do monitoramento? Se ficou com alguma dúvida, aproveite e deixe nos comentários. Caso queira destacar observações, teremos prazer em lhe ouvir. Até!