Uma gravação de URA eficiente pode ajudar bastante sua empresa a melhorar a qualidade do atendimento oferecido ao cliente. Por isso, recursos como a URA humanizada vêm se tornando cada vez mais populares nos contact centers.
Será que é hora de mudar a tecnologia na sua empresa? Quais são os reais benefícios oferecidos pela URA humanizada? Devo investir nesse produto para o meu contact center? Quais tendências esperar do futuro?
Continue a leitura para encontrar todas as respostas para essas perguntas! Vamos lá?
O que é URA humanizada?
URA, ou Unidade de Resposta Audível, é um equipamento utilizado nos contact centers para automatizar o atendimento ao cliente.
As URAs processam, utilizando um áudio pré-gravado, as solicitações de clientes, para identificar o atendente que melhor pode ajudá-lo a lidar com uma demanda.
As URAs humanizadas, por sua vez, são URAs em que a resposta audível é dinâmica e interage com o consumidor, personalizando a conversa e fazendo com que o atendimento seja mais eficiente e ágil. As URAs humanizadas são uma tendência nos contact centers pelos benefícios que oferecem.
De economia de recursos a aumento na satisfação do consumidor, a sua empresa pode experimentar várias vantagens ao investir em URA humanizada.
Quais são as 7 vantagens da URA humanizada?
Quer conhecer alguns dos benefícios da URA humanizada? Confira 7 motivos para investir nessa tecnologia na sua empresa.
1. Personalize o atendimento
A personalização do atendimento é um diferencial e tanto para aquelas empresas que querem conquistar e fidelizar os clientes a longo prazo. URAs humanizadas podem fazer essa personalização, acessando informações que são relevantes para o cliente determinado chamado e customizando o atendimento oferecido a ele em vários pontos da interação.
Saber o nome e de que telefone liga um consumidor são apenas duas maneiras de exemplificar como as URAs humanizadas atuam para personalizar as interações com o consumidor.
2. Tenha menus profissionais e atrativos
Outra grande vantagem da URA humanizada é que ela é muito mais intuitiva do que outros tipos de Unidade de Resposta Audível. As interações são mais parecidas com as que temos com outros seres humanos, o que confere um caráter mais próximo ao atendimento da sua empresa. Além disso, esses dispositivos contam com gravações profissionais de alta qualidade para manter o cliente na linha até o final da interação.
3. Customize a experiência dos clientes
Cada Central de Atendimento tem características únicas e, por isso, pode se beneficiar da customização oferecida pelas URAs humanizadas. Essas Unidades de Resposta Audível podem ser ajustadas nos mínimos detalhes para que atendam a cada uma das expectativas do seu consumidor, baseadas nas informações que a sua empresa tem sobre público-alvo e o que aprendeu em interações passadas.
4. Integre a URA com outros sistemas
Utiliza outros recursos para garantir que a sua Central de Atendimento funcione com excelência? PABX, e-mail e fax podem todos ser integrados à sua Unidade de Resposta Audível humanizada, o que simplifica bastante o trabalho da sua equipe.
Com informações centralizadas, obter dados de clientes e utilizá-los no processo de tomada de decisão na sua empresa se tornará uma tarefa descomplicada. As informações podem ajudá-lo a conhecer melhor seu público e a melhorar o ROI das ações de marketing.
5. Economize recursos
Não podemos nos esquecer de um benefício que atrai muitos empreendedores para a aquisição de URAs humanizadas: o custo-benefício. As empresas podem poupar bastante investindo em Unidades de Resposta Audível humanizada, já que elas substituem uma parcela significativa do atendimento humano pelo trabalho de uma máquina.
Esse tipo de investimento em automação tem um excelente ROI no longo prazo e permite enxugar os custos do contact center sem perder qualidade ou eficiência.
6. Opere 24 horas por dia
As URAs humanizadas não precisam de assistência para funcionar. Se a sua empresa quiser expandir os horários de atendimento e proporcionar mais serviços para os clientes fora do período comercial, pode fazê-lo sem precisar contratar equipes ou gastar com hora extra.
As ferramentas funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem interrupção. Isso significa mais conforto para os consumidores, mais facilidade de entrar em contato com clientes em potencial e novos leads, e pode ter grande impacto nas KPIs do contact center.
7. Otimize a duração das chamadas
Em média, as chamadas feitas por uma URA humanizada são mais curtas do que aquelas feitas por humanos. Isso não significa apenas menos gastos para a sua empresa, mas também mais eficiência no atendimento prestado por ela.
Com filas mais curtas, um número maior de clientes pode ser atendido diariamente e o aumento da eficiência não está condicionado a qualquer contratação ou treinamento.
Quais são as tendências em URA?
Nos últimos anos, muitas empresas trocaram as suas Unidades de Resposta Audível comuns por URAs humanizadas. A tendência da humanização no atendimento telefônico faz com que essa ferramenta seja protagonista do atendimento moderno. Mas, nos próximos anos, podemos esperar ainda mais avanços para as URAs do seu contact center.
O uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, duas tecnologias que criam sistemas automatizados cada vez mais inteligentes, mostrará novas possibilidades para a sua marca encantar clientes, fortalecer sua presença na vida deles e satisfazê-los.
Por isso, é importante ficar atento às novidades do mercado e ter um bom parceiro para ajudá-lo a introduzir novas tecnologias na empresa. Para manter a competitividade você vai querer estar à frente dos seus concorrentes quando o assunto é a adoção de novos recursos de TI.
Uma boa consultoria será sua maior aliada. Profissionais especializados em TI e telecom vão ajudar o seu negócio a estar sempre à frente dos demais, com projetos de rede e centrais de atendimento que impressionam o cliente.
A URA humanizada é um dos recursos mais avançados para se aproximar do consumidor. O seu negócio já utiliza o recurso ou tem planos para adotá-lo? Faça um benchmarking da concorrência e verifique se essa opção de atendimento pode ser usada na sua empresa para enriquecer as interações com o consumidor e consolidar resultados.
E aí, gostou de conhecer melhor a URA humanizada e todas as suas vantagens? Fale com um especialista da Alctel e comece a utilizá-la no seu negócio!