Você já ouviu falar em video banking? Trata-se nada mais do que o atendimento bancário por vídeo. O objetivo da adoção de video banking é melhorar a experiência do usuário e garantir que, mesmo longe, ele poderá consultar todas as funcionalidades da sua conta e fazer transações com a ajuda dos bancários.
Quer entender como isso funciona na prática e que benefícios traz? Acompanhe e aproveite a leitura!
O que é video banking?
Esta é uma dessas tendências nas quais o seu empreendimento deve ficar de olho. Tido, em 2019, como o futuro das fintechs, ele se tornou ainda mais importante com a pandemia global de covid-19, que levou para o universo digital um monte das atividades presenciais do dia a dia, inclusive as consultas ao gerente.
O video banking, porém, traz uma porção de benefícios que incluem a redução de custos com agências físicas.
Com mais e mais serviços migrando para os sites e aplicativos de bancos, muitas vezes, o cliente sente falta da presença física da agência e da consultoria oferecida pelos especialistas que trabalham ali.
Video banking é um jeito de preencher essa lacuna, com chamadas em vídeo aparecendo como as protagonistas do relacionamento banco e cliente.
Trata-se de uma modalidade de atendimento remoto, em que o cliente pode realizar todas as tradicionais tarefas de banco sem sair do conforto da sua casa ou, mesmo, utilizando serviços de videoconferência por smartphone.
Quais são os benefícios do video banking para os clientes?
Entre os motivos que fazem os clientes escolherem o video banking, porém, podemos citar os seguintes como principais. Conheça!
Conveniência ao lidar com o banco
A conveniência ao interagir com o banco é um diferencial para o cliente. Ter acesso a gerentes, opções de investimento e à solução de problemas por vídeo evita que os clientes tenham que fazer uma visita a suas agências.
Em tempos de pandemia, isso significa esquivar-se de um risco, mas assegurando a conveniência para o uso dos serviços bancários.
O horário de almoço e a pausa para o café são mais do que o suficiente para resolver a maioria das demandas bancárias. Todavia, quando somados ao deslocamento, esses intervalos viram atendimentos muito mais longos do que o necessário e pouco convenientes para o membro.
Experiência de uso otimizada
A experiência de uso otimizada é outro importante benefício do video banking. Embora boa parte das soluções bancárias já possa ser encontrada nos websites e aplicativos dos bancos, a realidade é que a maioria delas é pouco intuitiva.
Com a ajuda do video banking, um cliente pode tirar dúvidas rápidas e executar funções complexas na sua conta de banco com o suporte de um profissional da instituição financeira para facilitar a experiência do usuário.
Contato pessoa-pessoa
Muitos consumidores têm receio de realizar transações bancárias sem o contato pessoa-pessoa. Por isso, as soluções de video banking são tão atraentes.
Elas colocam um intermediário entre o consumidor e a ação, trazendo mais confiança para procedimentos executados remotamente.
Agilidade nas transações bancárias
Por último, não podemos deixar de citar a agilização das transações bancárias. Com o video banking, é muito mais fácil fazer as tarefas que necessitam da ajuda do atendente de caixa ou de um gerente, sem ter de sair de casa e com muito mais rapidez.
Quais são os benefícios do video banking para os bancos?
Não só o cliente é beneficiado com a adoção do video banking, como também traz uma porção de vantagens para os bancos, dentre as quais estão as que apontamos a seguir. Veja!
Serviços personalizados
Os serviços personalizados exigem a presença de um agente bancários para serem acessados — pense, por exemplo, na paralisação da venda de ações, ou na autorização para movimentações complexas e na contratação de seguros.
Tudo isso pode ser feito com mais facilidade e confiança se o cliente tiver acesso a um funcionário do banco para explicar o que está acontecendo e sobre as consequências da contratação de um serviço.
Construção de relacionamento
Video banking também é uma oportunidade de construir um melhor relacionamento com o cliente remotamente, além de ampliar as conversões nos serviços bancários.
Essa modalidade de comunicação segura e em tempo real torna os bancos mais acessíveis, os clientes mais satisfeitos e o “serviço de banco” mais fácil de ser realizado, quer você possa ir até a sua agência ou não tenha essa facilidade disponível.
Quais são os desafios do video banking?
O video banking, como outras tendências correlatas, não vem sem os seus desafios.
Segundo pesquisa encomendada pela Vidyo, com mais de 4100 consumidores e 280 instituições financeiras ao redor do mundo, o video banking ainda é um sonho distante para 40% das instituições financeiras que não detêm recursos para implementá-lo.
Mas não é só o custo da solução que pode ser proibitivo. Outras questões, como as listadas a seguir, também fazem com que o video banking não seja implementado em toda a sua força:
- cerca de 62% dos negócios, antes da pandemia, categorizavam vídeo banking como uma não prioridade;
- 30% deles justificam como principal motivo para isso o medo pela segurança dos clientes;
- o custo alto é a razão aferida em 28% deles;
- 54% das instituições dizem ter problemas com uma solução de vídeo que contemple todos os desafios do setor;
- já outros 48% acreditam que é difícil fazer com que os consumidores adotem o recurso;
- entre as empresas que adotam o video banking, serviços e suporte lideram os chamados (56%), com investimentos (54%), contas e cartões de crédito (52%) e empréstimos (52%) aparecendo logo em seguida.
Desde o início da pandemia de covid-19, um número maior de nossos contatos com profissionais não essenciais vem se tornando online.
Esse é o caso dos gerentes de banco em todo o país. O atendimento digital é uma maneira excelente de garantir o engajamento de clientes e a prestação de serviços a distância. Video banking é apenas uma maneira de oferecê-lo.
Conseguiu entender finalmente os benefícios do video banking para quem oferece o serviço e quem o recebe? Esperamos que o artigo tenha ajudado você a tirar todas as suas dúvidas sobre essa tecnologia.
Conheça mais sobre o recurso, conferindo 5 tendências da transformação digital no atendimento ao cliente!