WhatsApp para atendimento ao cliente: como utilizar a ferramenta com sucesso na sua empresa? O app de mensagens instantâneas, criado por Jan Koum e Brianc Acton em 2009, se tornou um grande sucesso por não cobrar as tarifas do SMS para o envio de mensagens rápidas. Em pouco tempo, mandar um WhatsApp virou sinônimo de enviar uma mensagem e as empresas tiveram de aprender a se aproveitar disso.
Hoje, o WhatsApp não é apenas um canal utilizado pelos usuários para conversas pessoais. A ferramenta já é utilizada para atender demandas de clientes para diversos tipos de negócios.
Veja 4 dicas para utilizar o WhatsApp para atendimento ao cliente com sucesso no seu negócio!
1. Use o WhatsApp Business
Para conseguir atender bem aos seus clientes, utilize o WhatsApp Business. A ferramenta foi desenvolvida para ajudá-lo a exibir os seus produtos e serviços e a prestar atendimento utilizando a API do WhatsApp como plataforma.
Com um perfil comercial, você conseguirá organizar melhor as solicitações de atendimento que recebe e configurar coisas como respostas rápidas e automáticas para as principais demandas dos seus consumidores, agilizando e otimizando o atendimento prestado.
2. Utilize o canal WhatsApp na sua Central de Atendimento
Oferecer atendimento pelo WhatsApp não é motivo para deixar de lado as práticas e recursos que a sua empresa já utiliza para dar suporte aos clientes. Por isso, integre o WhatsApp no seu Contact Center.
Isso o ajudará a otimizar o atendimento, distribuir melhor as consultas que recebe pelo aplicativo, organizar os contatos que se comunicam com você por esse canal e a não perder mensagens.
3. Defina métricas para o WhatsApp
Assim como outros canais de atendimento, o WhatsApp também trará métricas relevantes para o seu contact center. Acompanhe o número de clientes que utiliza esse canal, a quantidade de contatos que fazem por dia, quantas demandas os seus atendentes conseguem cumprir em cada jornada de trabalho e outros números importantes para aprimorar a qualidade do serviço.
4. Automatize o atendimento
O WhatsApp também é um canal em que os chatbots podem brilhar: eles estão presentes na plataforma ajudando a melhorar o atendimento a partir da automação. Configure respostas automáticas para acelerar os retornos aos clientes, baseado nas solicitações que recebe com mais frequência nessa plataforma, e agilize o serviço prestado aos consumidores pelo WhatsApp da sua empresa.
De todas as ferramentas que podem ser utilizadas no atendimento ao cliente, o WhatsApp é a mais relevante. Com pelo menos 200 milhões de usuários no Brasil, o aplicativo está sempre presente entre os favoritos e aqueles que são mais utilizados pela população.
Incluir o app na sua rotina de atendimento dará aos seus consumidores mais um canal de contato para que eles possam resolver pendências sem sair de casa, um diferencial e tanto durante o período de isolamento social e mesmo fora dele.
Gostou de aprender como utilizar o WhatsApp para atendimento ao cliente na sua empresa? Continue se atualizando e veja de que forma é possível criar um plano para o atendimento eletrônico para o seu negócio!